Paintball – Algumas empresas se importam!
O último artigo em que fiz algumas críticas ao funcionamento e narrei parte de algunas experiências que tive no paintball recebeu uma resposta.
Uma das empresas que presta o serviço em Belo Horizonte se importou com o assunto e me enviou um e-mail completo, com explicação de todos os itens questionados. Com a permissão da empresa mas com a opção de não identificá-la, publico agora a resposta ao artigo 4 Motivos pelos quais o Paintball desanima os iniciantes.
Veja abaixo a resposta de uma das empresas ao receber o artigo. O texto está publicado na íntegra.
- Roupas: Aqui em nosso estabelecimento não passamos roupas usadas ou sujas. Todas sem exceção são lavadas justamente para evitar o contagio de qualquer doença a outras pessoas. Como voce jogou deve ter reparado o estado final de cada roupa e sendo assim deve comparar ao estado inicial a qual passamos as roupas (sempre limpas). Infelizmente a esterilização total nos moldes hospitalares não é viável pois acarretaria custos elevados na receita da empresa o que inviabilizaria a manutenção do campo. Uma saida para este problema seria a não utilização da roupa pois esta é opcional.
- Marcadores: Quanto aos marcadores vários fatores podem interferir no funcionamento do mesmo (gás, sujeira no cano, bolinhas, modo de jogabilidade do jogador).
- Gás: O cilindro de gás trabalha em sua melhor forma quando cheio a medida que vai sendo utilizado sua pressão interna vai diminuindo o que vai acarretar instabilidade no mecanismo interno fazendo com que o marcador não siga a sua sequência semi-automática. Como é novato no esporte lhe informo que não podemos apenas completar um cilindro ao vermos que o mesmo esta acabando, temos que utilizá-lo em sua totalidade, o cilindro não aceita colocar pressão aonde ainda tem pressão mesmo que pequena é necessário esvaziar toda a pressão interna para depois colocar todo o gás no cilindro pois ao tentarmos colocar pressão aonde já o tem, este cilindro trabalharia poucas vezes e pararia logo em seguida atrapalhando novamente sua jogabilidade.
- Sugeira interna: quando falamos de sujeira interna falamos de areia, água formada após o disparo (CO2), graxa dos equipamentos internos, todo marcador tem um equipamento interno chamado “bolt” este deve sempre estar lubrificado ( o que sempre fazemos nos intervalos de um jogo para o outro), a areia pode interferir não só no dispáro mas no cano do marcador fazendo com que a bolinha mude sua direção.
- Bolinha: Toda bolinha de paintball sofre atritos pois é esferica e não cônica como munição real fato que sempre esteve presente no esporte e infelizmente nosso campo ainda não tem como mudar esta realidade. Existem bolinhas ruins e bolinhas top de linha nós trabalhamos com bolinhas boas que são satisfatórias tanto em seus conteúdos (tinta), e quebrabilidade (casca). Acho que não é preciso dizer que bolinhas top de linha elevariam significadamente os preços, mas é um fator a se estudar caso tenhamos público para este consumo.
- Jogabilidade do cliente: Pode não parecer mas a forma como o cliente joga pode afetar o equipamento o fato de apertar de forma errada o gatilho não o deixando trabalhar corretamente pode influenciar, jogadores que jogam de forma mais abrupta rolando, pulando, batendo com o marcador também pode atrapalhar, mas, não somos contra até incentivamos, pois voces estão aqui é para brincar assim ou de forma mais branda, e como todos nos cliente queremos as coisas do bom e do melhor entendemos que isso pode acontecer e sempre trabalhamos para minimizar estas falhas.
- Máscaras: É sabido que ela é de fundamental importância e que sua visibiliade é importante, lhe informo que periodicamente a cada 3 meses realizamos a troca das nossas lentes das máscaras, pois devido a rotatividade grande a depreciação também é grande. Pode-se dizer que os fatores para o embaçamento da lente é em sua grande maioria ao fato físico (respiração, sudorese), podemos lhe dar uma máscara nova que ela vai embaçar, não queremos ser hipócritas e dizer que é apenas isso pois existem lentes melhores sim mas seus autos preços inviabilizam a constante mudança das máscaras.
- Não sei se foi aqui o ocorrido com o instrutor mas não é apenas o fato da máscara ser cara e sim da forma correta em que limpamos e conservamos uma máscara que é usada por três pessoas ao logo do final de semana, que não esta jogando e sofrendo as pancadas do jogo ou seja o impacto nesta máscara e muito menor e conseguentemente sua conservação é melhor do que uma máscara que é usada por 10 ou mais pessoas.

Paintball - um bom esporte, mas tem que escolher bem o local
Enfim, como disse anteriormente vemos sua crítica de forma construtiva esperamos que não desista do esporte que na sua essência é muito legal e saudável, visite outros estabelecimentos não só nos maiores mas vá nos menores, nos irregulares e continuem buscando um lugar que lhe agrade ou que naquele momento possa lhe atender de uma forma legal. Agradecemos o email e vamos provideniar a melhoria das nossas falhas e a solução dos nossos erros.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também

Como jogar xadrez? Quais as regras?

Como criar uma logomarca?

Como se preparar para mudar de sua casa?

Kits de proteção para patins e skate! Dicas para escolher certo!