O que é considerado um esporte? Como dizer que uma determinada atividade é ou não um esporte? A resposta não é simples mas o senso comum diz que os esportes tem algumas características que os definem. Uma nova modalidade que tem sido muito falada hoje em dia é o chamado esporte eletrônico. Se o antigo e milenar jogo de xadrez é considerado um esporte, o que dizer de suas versões eletrônicas?

O Xadrez é um esporte? Os jogos de computador são um esporte? Depende!

As páginas de jogos online do tipo RPG, SLG e as dos chamados E-sports ou esportes eletrônicos aparecem como as relativamente mais independentes do mercado. Com o crescimento dos esportes eletrônicos, hoje o número de jogadores é bem maior. Ainda assim, é muito difícil encontrar um jogo com funções capazes de agradar a todos os tipos de adeptos e que, além de divertido, estimule a mente, fortalecendo as habilidades de pensamento dos cyberatletas.

Nos últimos anos, em uma tentativa de agradar aos seus jogadores, muitos jogos online assimilaram elementos de esportes, criaram novos conteúdos e personagens, além de aperfeiçoar seus sistemas de estratégia e de confrontos. Ainda assim, em geral, é o grau de competitividade do jogo que parece fazer a diferença. No mercado dos jogos de esportes eletrônicos, o intenso confronto é um dos fatores mais importantes, porém este elemento é associado ao fairplay, característico das competições esportivas, também presente no xadrez.

DDTank como jogo para competições eletrônicas

O DDTank é um dos jogos eletrônicos competitivos e que tem torneios mundiais. Inspirado no jogo Worms, DDTank é fácil de aprender, mas difícil de ser um mestre! (Foto: 337.com)

O xadrez é sim um esporte e algumas das características que fazem uma determinada atividade ser considerada esportiva são: competição, ser um jogo, gerar o sentimento de superação a si próprio e ao adversário, ser praticado por milhares de pessoas, ser baseado em regras, possuir uma entidade reguladora, haver desgaste físico e mental.

Jogos eletrônicos: DDTank!

Considerando jogos eletrônicos, o famoso DDTank está nesta categoria. Para se destacar no mercado, saber misturar estes elementos pode fazer toda a diferença.

Um bom exemplo é o jogo DDTank, que no Brasil já se transformou no jogo de browser mais popular da plataforma 337.com. Além deste, títulos como Fortress e MapleStory também apresentam bom desempenho em países como Brasil, Turquia, entre outros.

No DDTank, as características de E-sport são facilmente percebidas, no entanto, o jogo aposta no crescimento de personagens e nas atualizações do jogo para motivar e conquistar novos jogadores. Prova da boa aceitação do jogo é a sua confirmação no 2011 World Cyber Game, um torneio mundial de esportes eletrônicos. Existe também o torneio mundial de DDtank. Por que não testar suas habilidades?

Você já participou de torneios de jogos eletrônicos? Qual jogo? Já competiu no DDTank?