O último artigo em que fiz algumas críticas ao funcionamento e narrei parte de algunas experiências que tive no paintball recebeu uma resposta.

Uma das empresas que presta o serviço em Belo Horizonte se importou com o assunto e me enviou um e-mail completo, com explicação de todos os itens questionados. Com a permissão da empresa mas com a opção de não identificá-la, publico agora a resposta ao artigo 4 Motivos pelos quais o Paintball desanima os iniciantes.

Veja abaixo a resposta de uma das empresas ao receber o artigo. O texto está publicado na íntegra.

  • Roupas:  Aqui em nosso estabelecimento não passamos roupas usadas ou sujas. Todas sem exceção são lavadas justamente para evitar o contagio de qualquer doença a outras pessoas. Como voce jogou deve ter reparado o estado final de cada roupa e sendo assim deve comparar ao estado inicial a qual passamos as roupas (sempre limpas). Infelizmente a esterilização total nos moldes hospitalares não é viável pois acarretaria custos elevados na receita da empresa o que inviabilizaria a manutenção do campo. Uma saida para este problema seria a não utilização da roupa pois esta é opcional.
  • Marcadores: Quanto aos marcadores vários fatores podem interferir no funcionamento do mesmo (gás, sujeira no cano, bolinhas, modo de jogabilidade do jogador).
  • Gás: O cilindro de gás trabalha em sua melhor forma quando cheio a medida que vai sendo utilizado sua pressão interna vai diminuindo o que vai acarretar instabilidade no mecanismo interno fazendo com que o marcador não siga a sua sequência semi-automática. Como é novato no esporte lhe informo que não podemos apenas completar um cilindro ao vermos que o mesmo esta acabando, temos que utilizá-lo em sua totalidade, o cilindro não aceita colocar pressão aonde ainda tem pressão mesmo que pequena é necessário esvaziar toda a  pressão interna para depois colocar todo o gás no cilindro pois ao tentarmos colocar pressão aonde já o tem, este cilindro trabalharia poucas vezes e pararia logo em seguida atrapalhando novamente sua jogabilidade.
  • Sugeira interna: quando falamos de sujeira interna falamos de areia, água formada após o disparo (CO2), graxa dos equipamentos internos, todo marcador tem um equipamento interno chamado “bolt” este deve sempre estar lubrificado ( o que sempre fazemos nos intervalos de um jogo para o outro), a areia pode interferir não só no dispáro mas no cano do marcador fazendo com que a bolinha mude sua direção.
  • Bolinha: Toda bolinha de paintball sofre atritos pois é esferica e não cônica como munição real fato que sempre esteve presente no esporte e infelizmente nosso campo ainda não tem como mudar esta realidade. Existem bolinhas ruins e bolinhas top de linha nós trabalhamos com bolinhas boas que são satisfatórias tanto em seus conteúdos (tinta), e quebrabilidade (casca). Acho que não é preciso dizer que bolinhas top de linha elevariam significadamente os preços, mas é um fator a se estudar caso tenhamos público para este consumo.
  • Jogabilidade do cliente: Pode não parecer mas a forma como o cliente joga pode afetar o equipamento o fato de apertar de forma errada o gatilho não o deixando trabalhar corretamente pode influenciar, jogadores que jogam de forma mais abrupta rolando, pulando, batendo com o marcador também pode atrapalhar, mas, não somos contra até incentivamos, pois voces estão aqui é para brincar assim ou de forma mais branda,  e como todos nos cliente queremos as coisas do bom e do melhor entendemos que isso pode acontecer e sempre trabalhamos para minimizar estas falhas.
  • Máscaras: É sabido que ela é de fundamental importância e que sua visibiliade é importante, lhe informo que periodicamente a cada 3 meses realizamos a troca das nossas lentes das máscaras, pois devido a rotatividade grande a depreciação também é grande. Pode-se dizer que os fatores para o embaçamento da lente é em sua grande maioria ao fato físico (respiração, sudorese), podemos lhe dar uma máscara nova que ela vai embaçar, não queremos ser hipócritas e dizer que é apenas isso pois existem lentes melhores sim mas seus autos preços inviabilizam a constante mudança das máscaras.
  • Não sei se foi aqui o ocorrido com o instrutor mas não é apenas o fato da máscara ser cara e sim da forma correta em que limpamos e conservamos uma máscara que é usada por três pessoas ao logo do final de semana, que não esta jogando e sofrendo as pancadas do jogo ou seja o impacto nesta máscara e muito menor e conseguentemente sua conservação é melhor do que uma máscara que é usada por 10 ou mais pessoas.
Paintball - Belo Horizonte

Paintball - um bom esporte, mas tem que escolher bem o local

Enfim, como disse anteriormente vemos sua crítica de forma construtiva esperamos que não desista do esporte que na sua essência é muito legal e saudável, visite outros estabelecimentos não só nos maiores mas vá nos menores, nos irregulares e continuem buscando um lugar que lhe agrade ou que naquele momento possa lhe atender de uma forma legal. Agradecemos o email e vamos provideniar a melhoria das nossas falhas e a solução dos nossos erros.