Nesta quinta no dia 8 de março de o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher de 2012!

A data marca manifestações feitas pelas mulheres russas por melhores condições de trabalho e contra a entrada da Rússia na primeira guerra mundial. Foi uma data que marcou o início da Revolução de 1917, fato histórico deste país.

Depois disto, o Dia Internacional da Mulher foi devidamente celebrado pela primeira vez em 1909, nos Estados Unidos. Em 1910 a primeira conferência internacional de mulheres aconteceu na cidade de Copenhaga, quando foi aprovada a idéia de instituir uma data para ser o dia Internacional da Mulher. A data não foi definida e no seguinte a data de celebração foi o dia 19 de março, sendo celebrado em cidades da Áustria, Alemanha, Dinamarca e Suíça.

Quando a Tchecoslováquia integrava o Bloco Soviético nos anos de 1948 a 1989, a celebração do Dia Internacional da Mulher era apoiada pelo Partido Comunista e era então usado como simples mas poderoso instrumento de propaganda do partido com o objetivo de convencer as mulheres de que considerava as necessidades das mulheres ao definir e pensar políticas sociais. Tal celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada com o tempo. Todo dia 8 de março as mulheres ganhavam uma flor ou alguma outra lembrancinha do chefe. Com o tempo a data foi ganhando um caráter de piada e acabou sendo ridicularizada até mesmo no cinema e na TV o que fez com que propósito original da celebração se perdesse totalmente.

Dia Internacional da Mulher 2012

Google celebra o Dia Internacional da Mulher 2012 com Doodle

No mundo ocidental, o Dia Internacional da Mulher teve comemorações durante as décadas de 1910 e 1920. Depois, o Dia Internacional da Mulher caiu no esquecimento e só foi voltou à ativa devido ao movimento feminista, já na década de 1960, sendo, então, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.

2 comentários para “Dia Internacional da Mulher 2012”

  1. Angelica Ramos dos Reis

    Parabéns a todas as mulheres de todo onosso mundo

  2. Natalya

    Muito bom…