Antes de começar com a forma de organizar uma cozinha, sempre, sempre, sempre se livre da bagunça primeiro. A maioria das pessoas tentam organizar o que já tem, e depois ficam frustrados. É muito mais fácil de limpar e livrar-se do que não agrega valor à sua vida e então organizar o que sobrou. Para a maioria das pessoas, 75% do seu material é desorganizado, o que inclui itens da cozinha. Imagine se você deixar de usar até 50% do que está na sua cozinha agora?

Dê uma boa olhada em todos os aparelhos que você tem, nos itens de cozinha, copos, pratos, colheres e garfos e veja qual a quantidade que realmente é necessária para você e sua família. Na maior parte das vezes, surgirão muitos itens inúteis que você estima demais mas que não tem por quê continuar na sua cozinha. Eles estão simplesmente fazendo você se sentir culpado por não ser um grande chefe na cozinha, além de ocupar um espaço desnecessário.

Depois de eliminar o excesso de sua cozinha, é hora de configurá-la para ser funcional, eficiente e um ambiente maravilhoso para cozinhar, conversar e fazer da culinária uma grande terapia.

Organize sua cozinha em cinco zonas:

  • Zona 1: preparação de alimentos;
  • Zona 2: culinária;
  • Zona 3: limpeza;
  • Zona 4: servir alimentos;
  • Zona 5: armazenamento de alimentos.
Organizando cozinha

Ao dedicar um tempo para deixar sua cozinha com tudo no lugar, você verá que não só será mais prazeroso usar aquele espaço como também será muito mais saudável fazer comida ali. (Foto: www.ifood.tv)

Uma vez que você limpar todo o seu lixo de cozinha e definir zonas de sua cozinha, agora você pode se concentrar nos detalhes de como organizar uma cozinha. Cada uma destas zonas tem um propósito diferente e para os quais alguns itens estão relacionados. Tais itens devem estar próximos a estas zonas para facilitar o acesso a eles e assim, otimizar seu tempo na cozinha.

Já copos, panelas e talheres, a organização fica um pouco pelo seu gosto pessoal. Por exemplo, eu adoro as prateleiras em que você pode colocar no seu armário para segurar pratos e copos, para que você não tenha que empilhar os pratos pequenos em uma pilha grande na parte superior das placas grandes. Tudo o que a torna super fácil para acessar os itens de sua cozinha é super positivo. Existem alguns suportes de teto onde seus itens de uso mais frequentes podem ficar pendurados, o que é bem interessante.

Se você está pensando em ampliar, remodelar ou adicionar algo para sua cozinha, leve em consideração as zonas que sugerimos neste artigo e também os itens que você já tem e aqueles que quer comprar.

Organizar uma cozinha bem é principalmente sobre enxugar para o que realmente importa ficar e assim, você poder organizá-la de uma forma que lhe agrade. Aproveite e organize também sua sala, fazendo dela um ambiente mais agradável.