O Brasil está precisando a cada dia de mais profissionais qualificados, principalmente no nível técnico. Para suprir, pelo menos parcialmente a esta demanda, o governo criou vários programas de incentivos aos estudos, incluindo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empre, o PRONATEC.

O que é o PRONATEC?

Seu principal objetivo é o de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, levando a capacitação para o mercado de trabalho para cidadãos brasileiros nas mais diversas cidades do Brasil, além de melhorar a qualidade dos recursos educacionais oferecidos aos estudantes de nível médio e àqueles que buscam uma inclusão no mercado de trabalho através tanto de cursos presenciais quanto online.

Como o PRONATEC funciona?

O Programa envolve um conjunto de 6 iniciativas básicas: a expansão da Rede Federal, o Programa Brasil Profissionalizado, a Rede e-TecBrasil, o Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI,SENACSENAR e SENAT), o FIES técnico e empresa e o Bolsa Formação.

As formas de ingresso e financiamento do PRONATEC dos Serviços Nacionais de Aprendizagem

Tanto à distância quanto presencialmente, as unidades de ensino dos Serviços Nacionais de Aprendizagem dão a formação técnica, de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional através da Rede e-TecBrasil, as unidades presenciais nas cidades. Tudo isso, ampliando as vagas gratuitas a pessoas de baixa renda pelo Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem ou pelo FIES Técnico e Empresa, com o financiamento dos cursos de formação em cursos técnicos para estudantes e trabalhadores. Além destes programas, existe também o Bolsa-Formação para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos  de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.

Quais são os tipos de cursos oferecidos pelo PRONATEC para o SENAI?

São dois tipos de cursos possíveis para quem opta pelo PRONATEC do SENAI:

  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula);
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais).
Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.
PRONATEC no Brasil

O PRONATEC é uma forma do Governo democratizar o acesso ao ensino técnico e profissionalizantes principalmente para quem é do ensino público. (Foto: linkdigital.ifsc.edu.br)

Onde encontrar e como fazer a inscrição para os cursos do PRONATEC?

Você pode também procurar as instituições de ensino federais de sua cidade, tais como unidades do SENAI, a prefeitura de sua cidade ou sua própria escola. Para se inscrever, você deve procurar um dos parceiros do MEC: redes estaduais de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional , Científica e Tecnológica (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) e os Serviços Nacionais de Aprendizagem. Há critérios próprios para seleção de participantes no PRONATEC de acordo com a instância onde você faz a inscrição, devendo você pesquisar quais deles mais te interessam.

Quem pode se candidatar para o PRONATEC?

Quem não terminou o ensino médio, deve procurar sua instituição de ensino ou uma instituição federal em seu estado para saber sobre as condições de ingresso no PRONATEC. Quem já concluiu o ensino médio pode fazer sua inscrição na modalidade Bolsa Formação Trabalhador. É uma grande e boa chance para profissionais estudarem de uma forma mais prática para entrarem no mercado de trabalho melhor qualificados.

Quando fazer a inscrição no PRONATEC?

As inscrições são feitas com uma boa regularidade. Para saber sobre datas, você deve ir até a secretaria ou rede de educação de seu estado, município; nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de aprendizagem.

 

Onde posso saber mais informações sobre o PRONATEC?

Basta acessar o site do programa e pesquisar um pouco para mais informações e notícias sobre o PRONATEC.