Em termos de clientes de e-mail, o Microsoft Outlook é o mais popular ao redor. É amplamente utilizado em casa e no escritório por causa de sua profunda integração com o Microsoft Office, Microsoft Windows e, claro, o Microsoft Exchange. No entanto, ser popular não significa que ele é o melhor. Existem vários clientes de e-mail alternativos que têm a mesma, ou melhor ainda, funcionalidades do Outlook. Vamos dar uma olhada nas opções para o Outlook.

Mozilla Thunderbird

A primeira e mais popular alternativa é o Thunderbird, o cliente de e-mail de código aberto da Mozilla. É o melhor quando se trata de velocidade e flexibilidade. Pode expandir a sua usabilidade através de plugins e add-ons, assim como o navegador Firefox e é por isso que a maioria de usuários do Firefox vai se sentir bem ao trabalhar com o Thunderbird.

Thunderbird suporta todos os protocolos populares para emails, incluindo POP, IMAP e SMTP. Outra vantagem do Thunderbird é que ele está disponível em todas as plataformas, enquanto o Microsoft Outlook está disponível apenas para Windows e Mac OS X. Vale lembrar que estes protocolos são como o seu email é armazenado no servidor.

Uma das vantagens do Thunderbird sobre o Microsoft Outlook é o uso de IMAP. Embora a Microsoft tenha feito algum trabalho nesta área no Microsoft Outlook 2010, ele ainda tende a travar e não responder se estiver usando uma conexão com uma conta IMAP. O Thunderbird prospera nesta área e trabalha muito rápido, mesmo com IMAP. Se preferir IMAP para acessar seu e-mail, o Thunderbird é a melhor alternativa com muitas outras características e extensões.

Zimbra Desktop

A suíte de colaboração Zimbra é um concorrente de código aberto para o Microsoft Exchange e o Zimbra Desktop é um cliente de e-mail como o Microsoft Outlook. As características mais fortes do Zimbra Desktop são sua facilidade de uso e uma interface elegante. A velocidade do Zimbra Desktop mesmo com IMAP, ninguém pode bater até agora.

Zimbra Desktop tem um recurso de auto-configuração para o Yahoo Mail, Gmail, Hotmail e AOL, que faz com que seja muito fácil de configurar uma conta no Zimbra Desktop se você estiver usando um desses serviços de e-mail. Ele também inclui um recurso offline de trabalho que irá armazenar em cache automaticamente todos os seus email localmente de modo que você será capaz de acessar seu email mesmo quando você estiver offline. Esse recurso funciona com o protocolo IMAP que faz o Zimbra Desktop ser o vencedor na corrida do uso IMAP.

Outra característica do Zimbra Desktop é a exibição de conversas. Você pode visualizar todo o e-mail em uma visão única como no Yahoo ou Hotmail ou você pode combinar o e-mail em uma única exibição de conversa que o torna muito fácil de localizar, além de ver a conversa acontecendo anteriormente com a mesma pessoa. Este recurso está disponível no Gmail por padrão.

A nova versão do Zimbra Desktop também combina o elemento social com email, fornecendo acesso a todas as suas contas sociais em um só lugar. As plataformas suportadas incluem Twitter, Facebook, Digg entre outras.

IncrediMail

IncrediMail é sim uma alternativa divertida para o Microsoft Outlook. Ele fornece uma maneira divertida de enviar e verificar emails, fornecendo uma experiência colorida e de ótimo design. Ele fornece todas as características de um cliente de email padrão, incluindo suporte a POP, IMAP e SMTP, mas para além disso, oferece recursos como fundos coloridos e fotos ao compor emails, notificadores de email que são personagens animados notificando-o sobre um email recebido recentemente, incrivelmente alta qualidade de emoticons que fazem seu e-mail mais atraente e divertido.

IncrediMail também inclui um recurso chamado PhotoMail Maker, que permitirá que você adicione suas fotos pessoais como fundo para o email. Uma desvantagem do IncrediMail é que ele vai forçá-lo a mudar a sua página inicial do navegador e provedor de pesquisa a uma do IncrediMail. Basta clicar em “Não Mude”, que vai ficar bem se você não quiser mudar o seu provedor de pesquisa no seu navegador.

Teste antes de fazer a troca de programas

Antes de confirmar a troca de seu programa de gerenciamento de emails, teste vários antes de confirmar a troca. (Foto: www.techlila.com)

Opera Mail

Se você está usando o Opera como navegador padrão, o Opera Mail fornece uma alternativa muito boa para qualquer cliente de email, uma vez que integra o cliente de email direto dentro do Navegador Opera. Você pode configurar o Opera Mail facilmente e não há necessidade de abrir um cliente de email separado. Seu email vai chegar e aparecer no navegador Opera.

Opera também dá acesso ao recurso de acesso ao correio de offline para que você possa navegar em seu email, mesmo quando você não estiver conectado à Internet. Ele também usa um modo de baixa largura de banda, que é muito útil quando você estiver usando uma conexão lenta de Internet e, especialmente, durante viagens. Opera Mail busca apenas informações necessárias sobre o modo de baixa largura de banda.

Opera Mail também integra um filtro de spam inteligente que irá bloquear todos os email de spam. Ele funciona em segundo plano e não vai te incomodar.

Eu gosto especialmente das características de organização do Opera Mail. Podemos classificar o email do jeito que queremos. Deixar apenas mensagens não lidas é mais fácil do que nunca no Opera Mail. Embora o Gmail introduziu rótulos em vez de pastas, Opera Mail vai um passo além com o recurso de auto-aprendizagem. Agora rótulos podem aprender como você interage com eles.

emClient

emClient é outro cliente de correio eletrônico e um concorrente para o Microsoft Outlook. A nova versão do emClient foi projetada especificamente para funciona no Windows. Ele é gratuito para uso doméstico, enquanto você vai ter que pagar pelo serviço, se você for um usuário empresarial. Ele suporta todos os populares serviços de email gratuito como o Hotmail, Yahoo e Gmail. Também pode importar configurações emails de outros clientes de email como o Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird.

Sua busca é muito rápida e encontra tudo dentro da caixa de entrada instantaneamente. Outras características padrão também estão incluídas que são, por padrão, no Outlook, como marcação de mensagens, assinaturas e templates, regras de e-mail. Ele inclui ainda serviços de tradução diretamente dentro da caixa de entrada, o que o torna muito fácil de ler os e-mails se você está recebendo emails em diferentes idiomas.

Além de e-mail, emClient suporta outras ferramentas de colaboração e organização como calendário, mensagens instantâneas, contatos de organização etc.

O App de email no ​​Windows 8/Windows Live Mail no Windows 7

O App Mail no ​​Windows 8 e o Windows Live Mail no Windows 7 são aplicações de e-mail que gratuitas para download se você estiver usando um sistema com base no Windows. O Mail App funciona no Windows 8, enquanto o Windows Live Mail funciona no Windows 7.

Estas aplicações de email oferecem a maior parte dos recursos que o Outlook faz, com o diferencial de serem gratuitos. Eles incluem um recurso de calendário, visualizador de fotos e organizador de mensagens. Eles se integram com todos os principais serviços de webmail como Yahoo, Google e AOL. Você pode acessar seus emails quando você está offline. O único problema aqui é que estes programas são pouco personalizáveis, uma característica comum em produtos da Microsoft.

As melhores opções online: Gmail e Outlook

Tanto o Gmail quanto o Outlook (online, antigo Hotmail) já possibilitam que você possa receber emails de mais de uma conta de email e são as melhores opções de gerenciamento de emails online, mesmo que também funcionem em modo offline. Eles tem características ótimas, mas não são tão flexíveis e personalizáveis quanto as opções de programas para desktop.

Considerações Finais

Embora existam muitas outras alternativas, eu só discuti as melhores, em minha opinião. Você pode compartilhar suas melhores opções através de comentários abaixo.