A escola certa para seu filho pode fazer toda a diferença para uma carreira acadêmica e profissional de sucesso. A boa notícia é que existem muitas opções de educação. A má notícia é que a abundância de opções, muitas vezes, deixa os pais em um dilema sobre como escolher o melhor ambiente para seus filhos. É importante saber o que procurar em uma escola para garantir que seu filho receba a melhor educação possível para as suas necessidades específicas, em um processo de aprendizagem mais eficaz.

Como escolher a escola certa para seu filho: tipos de escolas

Muitos pais não têm conhecimento das diferentes opções que tem para educar seus filhos hoje. Não estamos mais em um ambiente onde há apenas escolas públicas e privadas.

São escolas alternativas, como as escolas sob a metodologia Waldorf. Escolas profissionalizantes, como as escolas do SEBRAE. Escolas militares, escolas religiosas, colégios de aplicação de Universidades, e muito mais.

É importante aprender sobre os vários tipos de escolas disponíveis nas proximidades, para que possa fazer uma escolha informada para os seus filhos.

O que você espera da escola do seu filho?

Depois de saber quais opções estão disponíveis para você, é hora de determinar o melhor ambiente para o seu filho. Além de suas próprias demandas para uma escola, não deixe de considerar o que seu filho gosta e a forma como ele aprende, ou não vai adiantar nada escolher a melhor escola.

Escolha da escola: o ambiente ideal

Para encontrar o melhor ambiente de aprendizagem, um pai precisa responder os seguintes quatro critérios:

  • O que você quer que seu filho aprenda: uma matéria específica, um estilo de vida específico (religião, militarismo…)
  • Como a criança aprende melhor: desafios educacionais, modo de aprender da criança.
  • Nível de sociabilidade com os pares na escola
  • Questões práticas: calendário da escola, atividades extracurriculares, etc.)
Escolhendo melhor escola

Para uma boa escolha de escola, alguns caminhos são possíveis. Não fique limitado apenas a uma ou duas escolhas. (Foto: veterinaryschools.com)

Como escolher a escola infantil para seu filho: foco!

Algumas escolas oferecem uma ampla gama de estudo, enquanto outras focam em uma ou outra área do conhecimento. Se é importante para o seu filho para aprender uma segunda língua em suas séries primárias, escolha uma escola primária que inclui língua estrangeira como uma parte essencial do currículo, ou uma escola bilíngue. Se você quer que seu filho obtenha um conhecimento nas artes ou uma educação com uma inclinação religiosa, olhe para as escolas que oferecem estes componentes.

Como escolher escola de ensino fundamental e médio: pontuação

Os resultados de exames nacionais podem não dizer tudo sobre a eficácia de uma escola, só que são um componente importante para determinar o quão bem os estudantes de uma dada escola estão indo academicamente. Essas notas são obtidas através do Ideb. Para os estudantes do ensino médio, recomendamos também analisar uma escola com base no sucesso dos seus diplomados na faculdade e os campos profissionais. Os resultados dos vestibulares, com o número de aprovados, ajuda nesse aspecto. Principalmente porque uma boa metodologia para passar no vestibular vai ajudar seu filho também a estudar.

Lista para escolher uma escola

Faça uma lista das características que você quer na escola que o seu filho frequentará. Alguns dos princípios básicos para procurar em qualquer escola incluem:

  • Altas expectativas de professores e alunos
  • Grandes professores e funcionários. amigáveis, solícitos
  • Crianças visíveis e ocupadas
  • Currículo rigoroso
  • Associação viva e participante de pais e professores
  • Os pais são sempre bem-vindos e tem suas perguntas respondidas

Além disso, o site recomenda verificar com as escolas os resultados dos testes padronizados nacionais, bem como taxas de reprovação, como é dado o suporte para os alunos reprovados, e o que é feito para reduzir esses números.

Agende uma visita orientada à escola durante o período letivo

Quando você encontrar uma escola que pareça uma boa escolha para o seu filho, é uma boa ideia visitar para ver as salas de aula e encontrar professores e funcionários. Enquanto você estiver na escola, você deve ter permissão para visitar as principais instalações, conversar com professores e outros pais para ter uma boa ideia de quais são as expectativas para o envolvimento dos pais, como professores e funcionários se relacionam com os alunos e o como ambiente global de aprendizagem se apresenta.

Uma questão importante: veja o quão confortáveis são as mesas e cadeiras da escola. Mais e mais crianças estão desenvolvendo problemas de coluna, e as cadeiras de má qualidade de uma escola são uma grande influência nesse aspecto.

Prepare perguntas para fazer à escola

Antes de sua visita à escola, prepare algumas perguntas a fazer ao diretor, coordenador, e aos professores que encontrar. Algumas boas perguntas:

  • Como são os professores treinados? Qual o apoio dado a eles? Como é feita a supervisão?
  • Como são problemas de comportamento são tratados na escola?
  • Quanto de lição de casa é dado aos estudantes?
  • Qual o suporte dado aos alunos com dificuldades, em recuperação, ou repetentes?

Você provavelmente terá suas próprias perguntas com base nas necessidades específicas de aprendizagem e temperamento de seu filho. Anote as perguntas antes de sua visita para garantir que você não se esquecerá de fazê-las.

Falar com os pais de estudantes antes

Enquanto uma equipe pode mostrar o seu melhor durante uma visita, os pais e os alunos da escola, muitas vezes, dizem como ela realmente é. Converse com os vizinhos ou os pais que encontrar ao visitar a escola para saber se eles e seus filhos estão satisfeitos com a qualidade do ensino oferecido lá. Pergunte se o pessoal é receptivo às necessidades e preocupações, e se os pais estão envolvidos com a operação da escola.

Tenha uma boa conversa com o diretor e o coordenador pedagógico

Uma reunião com o diretor e o coordenador pedagógico durante a sua visita à escola pode ser o melhor momento para fazer muitas de suas perguntas. Diretores e coordenadores devem ser abertos a reuniões com os pais e devem ter sempre informações sobre a escola e funcionários.

Se possível, vá a uma reunião de pais e alunos

Além de descobrir mais sobre os eventos atuais na escola que você está considerando, esta é uma excelente maneira de coletar nomes e números de telefone dos pais na escola, com quem você pode entrar em contato mais tarde. Reuniões de pais e alunos são geralmente disponíveis para todos os pais na escola, bem como o público em geral, de modo que sua presença deve ser bem-vinda.

Confie em seus instintos ao escolher a escola

Uma vez que todas essas informações são recolhida e avaliadas, você tem material para escolher a escola que você e seu filho se sintam mais confortáveis. Em alguns casos, o desempenho da escola te dá essa informação diretamente. Em outros casos, você pode simplesmente obter uma boa sensação sobre o pessoal ou outros recursos da escola. A escola que você escolher vai fazer a diferença no futuro acadêmico e profissional do seu filho, de modo que você tem que dedicar tempo para pesquisar suas opções e depois escolher a escola que seja a melhor opção para ambos.

Se ainda tiver perguntas, nossos comentários estão abertos a elas, para que possamos ajudar!