Quem já tentou comprar de lojas que fazem envios internacionais no exterior já deve ter encontrado uma ou outra com a limitação de envios para o Brasil. São poucas as empresas que ainda enviam para o país, principalmente pela demora e pelo constante extravio de encomendas. Mas há uma forma de mudar isso, através das empresas de redirecionamento de encomendas. Mas como elas funcionam?

Redirecionador de encomendas: o que é?

Basicamente um redirecionador de encomendas é uma empresa que recebe encomendas internacionais por você e faz o envio dos produtos até sua casa. Porém, como a empresa está no exterior, é como se você tivesse um endereço no país da empresa, o que faz com que as limitações de envio das empresas para o Brasil seja quebrada.

Como funcionar o redirecionamento de encomendas?

Existem várias empresas que oferecem esse tipo de serviços, e nós recomendamos que você pesquise bastante antes de usar o serviço de uma delas, para garantir os menores custos e o melhor atendimento. Mas como funciona o redirecionamento de encomendas? É bem simples.

As empresas de redirecionamento tem um galpão onde organizam vários espaços com numeração única. Cada numeração única significa uma caixa postal diferente, ou seja, um endereço diferente para cada usuário da empresa.

O cliente da empresa de redirecionamento acessa o site da empresa, cria um cadastro, que é geralmente gratuito, e passa a ter então um número só dele no galpão da empresa. Esta, por sua vez, te passa um endereço com um número específico, que deverá ser usado nas lojas onde você quer fazer compras para redirecionar para o Brasil. As lojas então enviarão as encomendas para o endereço do galpão da empresa, e as encomendas irão para o seu espaço reservado,

Ao juntar uma certa quantidade de encomendas, você pode pagar o envio dos produtos para o Brasil e cobrando uma pequena taxa pelo armazenamento e o trabalho do envio, a empresa irá direcionar suas encomendas para você. É quase que um serviço de caixa postal. Você também pode buscar suas encomendas na própria empresa, se visitar o país onde a empresa tem o galpão.

Redirecionamento de encomendas

O serviço de redirecionamento de encomendas é uma facilidade para quem quer comprar no exterior de lojas que não enviam para o Brasil. (Foto: U.S Freight Forwarder Company)

Qual é o preço do melhor redirecionador de encomendas?

Os melhores redirecionadores de encomendas oferecem a “caixa postal” gratuitamente, isto é, disponibilizam seu espaço de armazenamento gratuitamente a partir do cadastro no site da empresa. Eles também dão gratuitamente 90 dias de armazenamento no galpão sem qualquer custo extra. A partir dos 90 dias, os produtos armazenados terão uma taxa extra cobrada ou serão colocados a venda em leilões, caso sejam abandonados.

O preço que deve ser comparado mesmo é do serviço da empresa, que só é cobrado no momento do envio das mercadorias. O preço cobrado por essas empresas varia de acordo com o peso total das mercadorias a serem enviadas, mas geralmente não passando dos US$12. Esse custo será cobrado junto com o valor do frete de envio, ou no momento em que você for buscar a mercadoria no país onde a empresa de redirecionamento estiver.

Redirecionamento de encomendas isenta os impostos cobrados na alfândega?

Não, mas pode reduzir as chances de ser taxado. Como toda encomenda que vem de pessoa jurídica pode ser taxada pela alfândega, ao usar os serviços de redirecionamento de encomendas você pode pedir à empresa para colocar o nome de uma pessoa física no remetente, o que reduz as chances de sua encomenda ser taxada. Porém, é importante lembrar que você pode ser taxado sim, e terá que arcar com os custos desses impostos e tarifas se quiser que sua encomenda não retorne para o remetente.

Vale a pena usar um serviço de redirecionamento de encomendas?

Se você não tem um amigo ou parente morando no exterior que possa enviar os produtos para você, vale a pena pagar pela empresa de redirecionamentos para aproveitar ofertas e oportunidades de empresas e lojas que não enviam para o Brasil. Muitos produtos importados, principalmente eletrônicos, saem muito mais baratos quando enviados do exterior mesmo quando é preciso pagar as taxas de importação.

É importante também fazer um orçamento dos custos de envio, geralmente disponível no site das empresas de redirecionamento para provisionar o dinheiro necessário para arcar com esses custos. O planejamento é a chave aqui, e necessário para fazer sua encomenda chegar sã e salva em suas mãos.

Você usa serviços de redirecionamento de encomendas? Qual? Por que você prefere esse serviço?