Como retirar encomenda nos Correios?

Escrito na categoria "Geral" por André M. Coelho.

Uma remessa doméstica ou internacional que não foi entregue pode ser retirada em uma agência dos Correios para onde a encomenda ou carta foi redirecionada. Isso também inclui encomendas internacionais que foram tributadas. Mas como fazer essa retirada nos Correios?

Correios não entrega encomenda: o que fazer?

Para retirar sua encomenda nos Correios, você vai precisar de reunir os seguintes documentos:

Aviso de tentativa de entrega ou de chegada de remessa internacional em mãos (opcional, mas facilita a retirada da encomenda).

Documento com foto e CPF

Caso queira que um terceiro retire o documento para você, é necessário enviar uma procuração em seu nome para a pessoa, que deve também apresentar documento com foto e CPF.

O que precisa para retirar encomenda nos Correios: encomendas nacionais

Através do número de rastreio da sua encomenda ou pelo aviso de tentativa de entrega, você vai saber onde sua encomenda está aguardando para ser retirada. Vai ter o endereço de uma agência dos Correios onde você deve ir com os documentos acima para retirar sua encomenda. Simples e bem prático. Caso você não tenha recebido um aviso de tentativa de entrega, é só pesquisar no site dos Correios no mecanismo de rastreamento para saber onde retirar sua encomenda.

Como retirar encomendas dos Correios

A retirada de sua encomenda nos Correios é simples, e não exige passos muito complicados para ser realizada. (Foto: Sensacionalista)

O que precisa para retirar encomenda nos Correios?: encomendas internacionais

Para encomendas internacionais, existem duas possibilidades: encomenda internacional não tributada e encomenda internacional tributada. No primeiro caso, basta seguir os mesmos passos para a encomenda nacional, pois foi realizada a tentativa de entrega e você não estava para receber a encomenda. No caso da encomenda tributada, o caso é um pouco diferente.

Geralmente quando a encomenda é tributada, você receberá um aviso para a retirada da encomenda internacional em uma agência dos Correios mais centralizada, não necessariamente a mais próxima da sua casa. Para retirar sua encomenda, basta pagar os tributos. É necessário levar dinheiro para fazer o pagamento, e recomendamos que você saque esse dinheiro apenas quando estiver bem próximo dos Correios, reduzindo risco de assaltos ou perda de dinheiro. Pague os tributos e retire sua encomenda.

Se você optar por não pagar os tributos, pode pedir uma reavaliação pela Receita Federal. É um procedimento relativamente simples, que vai exigir que você apresente a nota fiscal do produto ou valores pagos, bem como preencher um pedido de reavaliação. Você também pode optar por não pagar e nem retirar a encomenda, o que pode resultar nela sendo devolvida ao remetente ou sendo posta para leilão pela Receita Federal.

Encomenda não foi entregue e você estava em casa: ouvidoria

Se a encomenda não foi entregue, você não recebeu um aviso de tentativa de entrega, ou qualquer problema semelhante ocorrer, você pode ir até o site dos Correios e reclamar na ouvidoria sobre o ocorrido. O mesmo também vale para demoras na entrega de encomendas internacionais e nacionais além dos prazos estipulados.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.