A ansiedade pode ter um impacto negativo na sua vida quotidiana. Ela pode ter impactos bem negativos sobre seu dia a dia normal e por isso, deve ser gerida da melhor maneira possível. Se você está se sentindo ansioso ou estressado, tem dificuldade em relaxar e quer estratégias práticas para ajudar a controlar a ansiedade e o estresse, reunimos as dicas que especialistas recomendam para o controle da ansiedade nas mais diversas situações mas principalmente na escola e no trabalho.

Como controlar o estresse e ansiedade: exercícios físicos e descanso

Exercícios físicos baixam os níveis de estresse, reduzem a ansiedade e melhoram o humor. Crie um programa de exercícios que funcione para você, mesmo que sua rotina de estudos e trabalho torne mais difícil completar uma rotina saudável.

Tire também um tempo de descanso para garantir que você faça pelo menos uma coisa que você gosta todos os dias. Pode ser um hobby, ou uma atividade tão simples quanto ler um livro. Todos os dias você precisa desse tempo para você conseguir se desligar do mundo um pouco.

Para ajudar ainda mais na sua rotina saudável, pratique a respiração controlada com ferramentas como técnicas de respiração profunda e relaxamento.

Como tirar o estresse e ansiedade: diálogo

Falar com alguém em quem você confia sobre como você está se sentindo pode aliviar suas preocupações. Principalmente quando estamos atolados de tarefas na escola e no trabalho, ter um momento com alguém de confiança para compartilhar seus sentimentos pode fazer a diferença na gestão da ansiedade.

Como administrar a ansiedade

Gerir a ansiedade é uma questão de encontrar o equilíbrio para uma vida mais saudável, e procurar ajuda se você não conseguir fazer isso sozinho. (Foto: The Odyssey Online)

Monitore seus pensamentos para controlar a ansiedade

Seus pensamentos escritos em um papel podem ajudá-lo a descobrir o que o deixa ansioso. Um aplicativo de telefone também pode ajudar. Você precisa listar todas as situações que te deixam ansioso, seja no trabalho ou na escola, para poder planejar como vai se preparar melhor para cada uma delas.

Desafios e foco ajudam no controle da ansiedade

Você deve desafiar seu pensamento escrevendo evidências para ir contra sua mentalidade ansiosa. O que você diria a um amigo que estivesse tendo esses pensamentos? Ajuda bastante criar um foco no presente, praticando atenção plena ao que acontece agora. Não fique preso em pensamentos sobre o passado ou se preocupe com o futuro.

Faça o brainstorm de resolução de problemas

Evitar situações que fazem você se sentir ansioso podem parecer melhor no curto prazo, mas isso aumenta sua ansiedade a longo prazo. Com o brainstorming de soluções possíveis para os problemas, você deve considerar os benefícios e desvantagens de cada solução para suas situações de ansiedade e escolher a melhor. Nem todo problema pode ser resolvido, mas geralmente há algo que você pode fazer para melhorar uma situação.

Dicas finais para quem precisa gerir o estresse no trabalho e na escola

Evite álcool e drogas pois estes podem piorar seus sintomas. Procure ajuda de um profissional de saúde médica se você estiver usando álcool ou drogas regularmente para lidar com sua ansiedade.

Se você gostaria de ouvir pessoas que passaram por experiências semelhantes, confira fóruns e redes sociais. A experiência.de outros pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com seus próprios problemas.

E se as estratégias de auto ajuda não estão funcionando, talvez seja necessário procurar apoio de um profissional de saúde mental. O primeiro passo é entrar em contato com seu médico para discutir suas opções de tratamento.

Como você lida com a ansiedade no trabalho e na escola? Que dicas daria para quem está tentando gerir melhor a ansiedade?