Vários componentes podem ser atualizados dentro do seu PC, seja um desktop ou laptop. As opções para o último dependem da marca e do modelo e da facilidade de substituição de peças. Um PC personalizado pode ser removido e reconstruído com suprimentos atualizados. Não há arma secreta quando se trata de adicionar potência ao seu PC, mas uma série de atualizações pode melhorar o desempenho.

Se você estiver com orçamento limitado, vale a pena examinar cada opção abaixo para ajudar a avaliar exatamente o que é necessário para obter os melhores ganhos de desempenho para seu investimento.

Como turbinar meu PC: memória RAM

Quanto mais RAM, melhor, principalmente se você for usar a memória em dual, triple, ou quadruple channel. Se você tiver pouca memória RAM, o Windows poderá ter problemas para executar aplicativos e jogos intensivos com desempenho ideal. A memória do sistema é usada pelo sistema operacional para armazenar dados para acesso rápido, o que nega a necessidade de usar armazenamento mais lento como um disco rígido. Aumentar a quantidade de RAM pode superar instâncias em que o PC pode parecer lento. Uma boa recomendação para saber quanto RAM ter em seu PC é pegar as recomendações mínimas de um jogo recém lançado e duplicar a quantidade de RAM recomendada. Esse valor duplicado é o mínimo que seu PC precisa ter para rodar jogos e programas com rapidez.

Como melhorar o desempenho do PC: placa de vídeo/GPU

A GPU ou placa de vídeo é uma perspectiva de atualização interessante. Se você é sério sobre jogos, você vai querer as melhores e mais recentes GPUs da NVIDIA ou AMD. Mas se você não joga jogos no seu PC, a GPU deve estar mais abaixo na lista de prioridades. Na verdade, muitas pessoas não precisarão instalar uma nova GPU.

A maior diferença que você verá com uma atualização da GPU é se você estiver migrando do processamento gráfico integrado em uma CPU para uma placa PCI-e dedicada. Para os jogadores, se sua taxa de quadros estiver abaixo de 60 FPS (considerada por muitos como a linha de base) nos títulos, você precisará atualizar sua GPU. Felizmente, existem diversas ferramentas úteis disponíveis para comparar entre GPUs, incluindo soluções integradas.

Aqui, a melhor opção é comprar a melhor GPU que seu dinheiro pode pagar no momento da compra. Isso vale também para laptops, que com entradas especiais podem conectar placas de vídeo offboard para melhorar o desempenho em jogos. Invista em uma boa placa de vídeo e você não vai se arrepender.

Upgrade de PC

Faça o upgrade do seu PC para obter um melhor desempenho em jogos e programas. (Foto: Shutterbug)

Como aumentar o desempenho do PC: armazenamento

A única vez em que você vai querer atualizar a unidade de armazenamento do seu sistema (a unidade com o Windows instalado) é se ela é uma unidade mecânica antiga e lenta ou se você está ficando seriamente com pouco espaço. A atualização para um SSD de uma unidade mecânica aumentará enormemente o desempenho na abertura de aplicativos, bem como menor tempo de inicialização. É um investimento que vale a pena e que instantaneamente retorna resultados.

Se você tiver mais de 75% da capacidade de disco do Windows usado, vale a pena verificar uma possível substituição. Atualizações de SSD em laptops compatíveis às vezes são consideradas uma prioridade para os proprietários que desejam aproveitar as velocidades mais rápidas. O único problema com SSDs é o preço, especialmente com soluções mais avançadas, com mais espaço de armazenamento.

Se você ainda não tem um SSD no seu laptop ou computador, faça dessa compra sua prioridade. O desempenho melhora drasticamente em relação aos discos rígidos, e o dinheiro é um dos melhores investimentos que você pode fazer.

Como turbinar seu PC: CPU

A unidade central de processamento é a última da nossa lista, mas isso não significa que ela não deva ser considerada depois que todas as outras possibilidades tiverem sido esgotadas. Substituir a CPU em um PC não é uma tarefa fácil, e é uma troca que envolve pesquisa, verificações de compatibilidade, experiência e know-how. Dependendo do que você deseja alcançar no computador, a atualização da CPU pode fornecer um impulso muito necessário no desempenho.

O único problema com processadores, especialmente modelos mais antigos, é aproveitar os chips mais novos, e sua placa-mãe provavelmente precisará ser substituída por outra com um soquete suportado, que pode precisar de RAM compatível. O que pode parecer uma pequena atualização pode acabar custando muito, com o efeito de forçá-lo a atualizar outros componentes para suportar o novo processador.

Aqueles que desejam fazer alguma edição de foto e vídeo precisarão de CPUs mais avançadas com múltiplos núcleos poderosos e hyper-threading. Use uma ferramenta de comparação de CPU para ver quanto de uma atualização um novo processador irá fornecer. Lembre-se, no entanto, que mais núcleos não significam necessariamente aumento de desempenho.

Vale lembrar também que laptops não podem ter suas CPUs atualizadas, e se elas estiverem ultrapassadas, é hora de trocar de laptop.

Turbinar o PC: VPN e DNS

Geralmente, assinar um serviço de VPN ou trocar o DNS do seu PC não vão mudar muito o desempenho do seu computador. Ainda assim, você não deve ignorar o “estrangulamento” da banda que muitos provedores de internet fazem com seus clientes. Basicamente, eles limitam a largura de banda de certos conteúdos/atividades online para que você compre uma assinatura mais cara. O uso de uma VPN e um DNS ajudam a limitar esse controle e pode impactar muito no desempenho de jogos online.

Não há roteiro de atualização que funcione para todos. O que é certo para você depende da sua configuração de componente atual, bem como para o quê você realmente usa o PC. Por exemplo, os jogadores provavelmente preferirão as atualizações de GPU, RAM, VPN e DNS ao invés de aprimoramentos de CPU e armazenamento, enquanto aqueles que buscam aumentar a produtividade desejarão ter mais RAM e um processador melhor.

Quais atualizações você prefere para turbinar um PC?