Um pen drive é um pequeno disco de armazenamento removível que se conecta a uma porta USB do computador. Você pode comprar uma unidade USB por preços bem baixos em praticamente qualquer loja de varejo com um departamento de eletrônicos e até mesmo em alguns supermercados e farmácias. Pen drives são uma maneira conveniente de trazer seus arquivos com você e abri-los em um computador diferente. Você também pode usar uma unidade USB para fazer backup de documentos importantes e outros arquivos. E hoje mostraremos como usar uma unidade USB com o seu computador.

Copiar para pen drive: conectando o USB

Insira a unidade flash em uma porta USB no seu computador. Você deve encontrar uma porta USB na parte frontal, traseira ou lateral do computador (o local pode variar dependendo se você tiver um computador do tipo desktop ou um laptop).

Vale a pena passar um antivírus no pen drive para garantir que ele não esteja contaminado e nem passe qualquer vírus ou malware para seu computador. Faça isso antes de abrir a pasta, clicando com o botão direito sobre a unidade de armazenamento correspondente ao seu pen drive no Meu Computador e clicando na opção Escanear ou Verificar para vírus.

Dependendo de como seu computador está configurado, uma caixa de diálogo pode aparecer. Em caso afirmativo, selecione Abrir pasta para visualizar arquivos. Se uma caixa de diálogo não aparecer, abra o Windows Explorer e localize e selecione a unidade flash no lado esquerdo da janela. Observe que o nome da unidade flash pode variar.

Transferindo arquivos para pen drive

Aprenda a transferir os arquivos para o pen drive com segurança para evitar a perda de importantes informações. (Foto: Leawo Software)

Como passar algo para o pendrive?

Trabalhando com uma unidade de disco USB é fácil, e não é preciso muito para conseguir lidar com o pen drive.

Depois de conectar uma unidade flash, você pode trabalhar com ela como qualquer outra pasta em seu computador, incluindo movendo e excluindo arquivos.

Se você deseja copiar um arquivo do seu computador para a unidade flash, clique e arraste o arquivo do seu computador para esta janela. Outra forma de fazer isso é clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo que você quer copiar e clicando em copiar no menu suspenso que aparece. Depois, vá para a pasta do pen drive e clique com o botão direito novamente na pasta. Clique na opção Colar que aparece no menu suspenso.

O arquivo será duplicado e esta nova versão será salva na unidade flash. A versão original do arquivo ainda será salva no seu computador.

Se você deseja copiar um arquivo da sua unidade flash para o seu computador, clique e arraste o arquivo dessa janela para o seu computador, ou faça o processo inverso de copiar e colar que citamos acima.

Se você quiser remover um arquivo da sua unidade flash, clique e arraste o arquivo para a Lixeira, selecione o arquivo e aperte Delete no seu teclado ou clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e clique em excluir. Uma caixa de diálogo aparecerá. Clique em sim para confirmar que você deseja excluir permanentemente o arquivo.

Como remover o pendrive com segurança?

Para remover com segurança uma unidade flash, poucos passos são necessários.

Quando terminar de usar uma unidade flash, não a remova da porta USB ainda. Você precisa se certificar de desconectá-la corretamente para evitar danificar arquivos na unidade. Clique com o botão direito na unidade flash e selecione Ejetar (ou Desconectar). Outra opção é ir no menu do sistema no canto inferior direito do PC e procurar por um símbolo que parece um pen drive. Clique nele e escolha a opção para remover o dispositivo com segurança. Agora você pode remover com segurança a unidade flash da porta USB.

Você usa pen drive no dia a dia? Como faz para gerenciar seus arquivos? Já teve problemas por remover o dispositivo sem antes ejetá-lo?