Existem alguns cenários possíveis que vão te forçar a usar uma ferramenta online para abrir um arquivo XLSX. Você pode ser um usuário do Linux que acabou de receber um arquivo XLSX de alguém que usa o Microsoft Excel. Você pode usar o LibreOffice Calc para abrir um arquivo XLSX, mas alguns elementos da edição podem ser perdidos na conversão. Mas quem sabe você queira comparar a saída entre o LibreOffice Calc e um certo software de planilha online? Talvez o programa padrão que você usa não está funcionando direito ou você esteja em um computador que não tenha o Excel ou LibreOffice. Quaisquer que sejam os cenários, aqui está como abrir um arquivo XLSX online.

O que é um arquivo XLSX?

XLSX em si é a extensão do arquivo do Microsoft Excel. Então, você logicamente também precisa de um Microsoft Excel para abri-lo. Hoje, a maioria dos softwares de planilhas tem compatibilidade com o Microsoft Excel, incluindo os disponíveis na Internet, como o Google Sheets, Zoho Sheet e outras plataformas online na nuvem. Assim, não há necessidade de instalar o Microsoft Office apenas para abrir um arquivo XLSX.

Abrir XLSX online com o Zoho Sheet

O Zoho Sheet é uma ferramenta online para trabalhar em arquivos de planilhas. Tem uma interface muito legal e simples de utilizar. Esta ferramenta faz parte do Zoho Docs, uma suíte de escritório online da Zoho. Assim, antes de poder abrir um arquivo XLSX usando esta ferramenta, você precisa primeiro criar uma conta Zoho. O Zoho Sheet tem compatibilidade com o Microsoft Excel. Você pode abrir um arquivo XLSX com esta ferramenta, não importa se o arquivo está localizado em seu armazenamento local ou em algum lugar na Internet. Para começar a abrir um arquivo XLSX, crie uma planilha em branco e clique no menu Arquivo e selecione Importar. Simples o uso e uma boa alternativa.

Abrindo arquivo xlsx

Aprenda a abrir os arquivos xlsx para poder editar com tranquilidade. (Foto: ExPrep)

Abrir documentos XLSX com o Google Sheets

O Google Sheets é uma parte do software de planilhas online do Google. Também é uma ótima ferramenta on-ine para trabalhar em arquivos de planilhas e tem uma boa compatibilidade com o Microsoft Excel. Você pode abrir um arquivo XLSX com essa ferramenta, esteja o arquivo em sua conta do Google Drive ou em seu armazenamento local. Se você deseja abrir um arquivo XLSX do seu computador, ele será salvo na sua conta do Google Drive depois que você fizer o upload. Para começar a abrir, acesse o Google Drive online pelo site do Google. Clique na opção “Novo” e clique em “Fazer o upload de arquivo, ou clique em Google Sheets para abrir uma nova planilha em branco. Clique então no menu Arquivo e selecione Abrir, escolhendo então o arquivo XLSX que você quer abrir.

Leitor de XLSX com o Excel Online

Talvez você não saiba que a Microsoft também oferece uma ferramenta online que você pode usar para abrir, editar e criar arquivos de planilhas. A ferramenta faz parte dos recursos do OneDrive, juntamente com o Word Online, o PowerPoint Online e muito mais. Portanto, antes de poder usá-lo, a primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta do OneDrive. Depois de criar uma conta, você pode fazer o login no OneDrive e clicar no ícone do cubo no canto superior esquerdo e selecionar Excel. Você pode então fazer o upload do arquivo XLSX que deseja abrir clicando no botão Carregar um caderno de trabalho no canto superior direito.

Convertendo o arquivo XLSX para um formato que seu PC pode ler

Em alguns casos, o programa que você tem em seu computador para abrir e editar planilhas pode não ser capaz de lidar com arquivos XLSX. Nesse caso, você pode usar um conversor de arquivos online para converter o arquivo XLSX para outro formato. Existem diversos conversores para escolher, mas é importante que após a conversão, você compare com o arquivo original usando um leitor de XLSX para ver se algo foi perdido na conversão.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!