Escola meio período ou integral?
Os sistemas escolares estão interessados em programações alternativas por muitos motivos diferentes. Dentro dessa organização, a escolha entre a escola integral e a de meio período se faz necessária para entender qual a melhor opção para crianças e adolescentes que precisam começar a estudar ou continuarem seus estudos em um sistema diferenciado. Entendendo as vantagens e desvantagens de cada sistema ajudará na escolha certa para suas necessidades.
Vantagens do período integral
Os programas de período integral proporcionam um dia escolar descontraído, sem apressar as tarefas e com mais tempo para uma variedade de experiências, para oportunidades de seleção e avaliação, e para interação de qualidade entre adultos e estudantes.
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Embora os efeitos a longo prazo das escolas de tempo integral não sejam conclusivos, a revisão de estudos de pesquisa indica que os alunos que participam de programas de ensino integral demonstram fortes vantagens acadêmicas até um ano depois do término do sistema. Os estudantes de tempo integral também se apresentaram com resultados iguais ou melhores do que estudantes de meio período em todos os estudos e sem efeitos adversos significativos.
O que os estudos mais recentes vem indicando é que os alunos de período integral mantiveram a vantagem acadêmica adquirida durante o estudo de período integral mesmo quando o sistema mudava para meio período.
Pontos negativos da educação integral
Os críticos apontam que os programas de educação integral são caros porque requerem mais pessoal docente e auxiliares para manter uma proporção aceitável entre crianças, adolescentes e adultos. Esses custos podem ou não ser compensados por economias em transporte, principalmente.
Outros requisitos para os programas de educação integral, incluindo o uso de mais espaço em sala de aula, podem ser difíceis de satisfazer em lugares onde a matrícula no ensino está aumentando e os prédios escolares tem limitações de espaço ou compartilham o espaço com outras modalidades de ensino.
Além das despesas adicionais e requisitos de espaço, os programas de tempo integral podem se tornar muito acadêmicos, concentrando-se nas habilidades básicas antes que as crianças estejam prontas. Além disso, há a preocupação de que um programa de tempo integral passe a se tornar meramente um programa de cuidado de crianças.
Vantagens das escolas de meio período
Muitos educadores ainda preferem a escola de meio período. Eles argumentam que um programa de meio período pode proporcionar uma experiência educacional e social de alta qualidade para crianças e adolescentes, orientando-as adequadamente para a escola.
Especificamente, os programas de meio período são vistos como fornecendo continuidade e experiência sistemática com menor probabilidade de estresse do que programas de período integral. Os defensores da abordagem de meio período acreditam que, dada a capacidade de atenção de crianças e adolescentes, o nível de interesse e laços domésticos, o programa de meio período oferece amplo tempo na escola e permite mais tempo para a criança brincar e interagir com adultos e outras crianças em ambientes domésticos ou menos estruturados. Sobra também mais tempo para os alunos se envolverem em atividades extra curriculares, principalmente atividades de lazer e descanso.
Desvantagens da escola de meio período
As desvantagens dos programas de meio período incluem a interrupção para mover crianças e adolescentes de um programa para outro, quando é necessário que as crianças e adolescentes jovens tenham de ficar ocupados para que os pais possam trabalhar. Isso passa a incomodar os pais que devem providenciar o transporte se o ônibus não for fornecido pela escola. Mesmo que fornecido, a viagem pode ser extra dispendiosa. Além disso, o programa de meio período pode ter pouca oportunidade de se beneficiar de atividades como assembleias ou viagens de campo.
Qual é a melhor escolha?
A duração do dia escolar é apenas uma dimensão da experiência de aprendizado de uma criança ou um adolescente. Outras questões importantes incluem a natureza do currículo da escola e a qualidade do ensino. Em geral, a pesquisa sugere que, desde que o currículo seja apropriado para o desenvolvimento e seja intelectualmente estimulante, o tempo integral ou meio período pode fornecer uma experiência completa e de qualidade na escola.
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Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
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