Veja bem: nós poderíamos colocar aqui vários jogos tanto pagos quanto gratuitos para eleger um MMORPG. World Of Warcraft com seus mais de dez anos de existência faria o topo da lista com certeza, tendo EVE Online um segundo lugar também garantido. Mas seria injusto com os jogos gratuitos. Por que? Porque estes jogos pagos estão simplesmente acabando. A própria Blizzard já sabe disso e seu projeto futuro de MMORPG, codinome “Titan” provavelmente não terá mais uma mensalidade com seu antepassado, World Of Warcraft. Além disso, jogos pagos tem gigantes da indústria por trás deles e, sinceramente, eles já tem muita propaganda espalhada por aí.

Então, listamos aqui os melhores MMORPG gratuitos, ou seja, aqueles que só paga quem quer para ter acesso a alguns bônus extras do jogo. Esperamos que gostem de nossa lista. Mas se não gostarem, comentem abaixo e façam a sua própria com os melhores MMORPG de todos os tempos!

Runes of Magic

Com uma extensa gama de recursos, Runes of Magic está redefinindo o padrão de títulos free-to-play (grátis para jogar). Runes of Magic transmite uma história absorvente através de mais de 1.600 missões em um mundo de fantasia excitante e perigoso. Runes of Magic é um MMORPG de fantasia sem custos mensais e grátis para download. Mergulhe em Taborea, um mundo mágico cheio de maravilhas e mistérios antigos.

Lord Of The Rings Online

O Senhor dos Anéis Online agora é oficialmente gratuito para jogar. Junte-se a milhões de outros aventureiros enquanto eles exploram o lazer mais completo e autêntico da Terra-média já criado e participam na história premiada até o nível 50 gratuitamente. Novas atualizações também estendem a história épica do jogo e expandem o mundo da Terra Média, como a expansão que trouxe a nova região de Enedwaith. O jogo continua a fornecer gráficos e jogabilidade a par dos novos lançamentos, bem como um rico conjunto de recursos que até agora só poderia ser encontrados em jogos online baseados em assinatura.

Dungeons & Dragons

Dungeons & Dragons Online introduz um novo mundo gratuito para os jogadores. Os jogadores podem baixar D&D gratuitamente e desfrutar de muitas aventuras gratuitamente. DDO ilimitado coloca os jogadores no calor da batalha com total controle, em tempo real sobre os movimentos do seu personagem e ataques especiais. Vale lembrar também que D&D tem todo o suporte de anos de história com o RPG mais jogado mundo afora.

Vindictus

Vindictus usa uma Source Engine (plataforma gráfica) modificada para permitir a interação com o meio ambiente como quebrar objetos, amarrar inimigos a correntes, lançar detritos e penetrar as defesas com lanças. No jogo, os jogadores são capazes de entrar em combate hack & slash (andar e bater) e experimentar os visuais deslumbrantes deste jogo.

Allods Online

Allods Online apresenta duas facções, seis raças, 28 classes, batalhas espaciais entre naves, sistemas de profissões à base de mini-jogos, PvP, PvE, guildas, 6v6 Goblinoball e muitos outros elementos. Os jogadores que atingem o nível 35 serão capazes de começar a construir sua própria nave espacial. Eles podem então explorar o ambiente profundo e dinâmico em busca de tesouros, aventuras e um novo território, ou se envolver em enormes batalhas Astral apresentando dezenas de naves, cada uma controlada por uma equipe de jogadores. Com um enredo profundo que abrange milhares de anos de história do jogo e mais de 1.500 missões, Allods Online tem toda a profundidade para competir com os melhores MMORPGs por assinatura nos mercados sem ficar devendo!

Perfect World

Este jogo tem milhões de jogadores em todo o mundo e é um dos MMORPGs 3D de maior sucesso. Em Perfect World, os jogadores podem mergulhar em um enorme mundo online que deve ser explorado para ser acreditado. Profundamente enraizado na mitologia chinesa, o jogo apresenta personalização incomparável de personagens, extensa seleção de trajes, montarias voadoras e muito mais. A progressão habilidade dinâmica e alto valor de jogabilidade na forma de guerras territoriais tornam este jogo altamente competitivo e divertido.

Um estilo atemporal

Não pense que os MMORPG estão morrendo! Este ano ainda serão lançados grandes títulos, como o esperadíssimo Wildstar! (Foto: bg.snailgame.com)

Dragon Nest

Dragon Nest é um um MMORPG de ação publicado pela Nexon onde grandes recursos visuais caminham lado a lado com encantadores personagens de anime e combate em tempo real. Há muita coisa para se surpreender com neste MMORPG e qualquer fã de animes deve tentar e dar uma chance ao jogo.

Mabinogi

É um MMORPG 3D de desenho animado com um sistema de habilidades únicas. O jogo tem um sistema inovador, onde os personagens envelhecem 1 ano no jogo toda semana. Mabinogi oferece experiências verdadeiras para a vida através de telas de animação bem trabalhadas e personagens únicos que cantam, fazem roupas, cozinham, podam árvores, pescam, constroem casas e lutam contra maldições que há muito atormentam Erinn, o mundo de fantasia de Mabinogi . Para ser preciso, Erinn está localizada no norte da Europa e com base em elementos de mitos antigos celtas. NPCs no mundo de Mabinogi irão memorizar os jogadores. Eles agem de acordo e podem construir relacionamentos com os personagens dos jogadores de várias formas, desde uma grande amizade até um ódio sem motivo.

Dragon Saga

No estilo arcade 3D com visão lateral MMORPG. Desenvolvido pelos desenvolvedores coreanos Barunson Interactive. Possui jogo original controlado pelo teclado, ação baseada em combos que recompensam os jogadores habilidosos em um universo 3D vibrante e muito humor ao longo do caminho. Dragonica tem um apelo universal, e é um jogo para todas as idades, ótimo para quem está começando no mundo dos MMORPGs ou quem tem crianças que querem jogar alguns bons jogos.

Ragnarok Online

Ragnarok Online permite que você crie um personagem virtual, personalize-o e participe em aventuras épicas em terras exóticas. Sair com os amigos ou fazer novas amizades em um universo em constante expansão. Com eventos dentro do jogo e uma crescente comunidade de usuários, há sempre lugares para ver, coisas para fazer e pessoas para encontrar no mundo de Ragnarok.

RuneScape

RuneScape detém o Recorde Mundial do Guinness como o maior MMORPG free-to-play no mundo e atualmente tem mais de 5 milhões de jogadores ativos, incluindo mais de 1 milhão de assinantes pagantes. Seu mundo já criou e passou por gerações e rivaliza com World Of Warcraft o título de mais popular MMORPG.

Anarchy Online

Anarchy online foi o primeiro dos grandes MMOs a ir para um modelo de negócio free-to-play em 2004 e ao longo dos anos a Funcom lançou inúmeros modelos progressistas. Anarchy Online têm ntretido mais de 1,3 milhões de jogadores, e continua a atrair novos jogadores na casa das centenas de milhares. Como Anarchy Online entra em seu sétimo ano de operação, a Funcom também olha para frente e um grande e novo motor gráfico será lançado ainda este ano, renovando o design visual do jogo.

MapleStory

Lançado em 11 de maio de 2005, MapleStory se tornou uma lenda em jogos online. Para você ter uma ideia do engajamento dos jogadores com o jogo, mais de 200 mil vídeos estão disponíveis através de pesquisa MapleStory no YouTube.

Quer ter certeza que nossa lista está certa ou não? Vá e instale os jogos. Teste cada um deles. Volte aqui depois para comentar sua opinião. Afinal, eles não custam nada para instalar e você ainda poderá ganhar uma diversão de horas a fio após o teste. Esperamos pelos seus comentários!